ENERGIA RENOVÁVEIS

As energias renováveis e o clima.

As Energias renováveis e o Clima

Devido ao aumento das temperaturas, nosso clima está em constante alteração e, caso as previsões feitas por cientistas se concretizem, elas trarão graves prejuízos sociais, ambientais e econômicos.

Fenômenos intensos como fortes chuvas, tornados e secas devem se tornar mais freqüentes e intensos, os verões devem ser mais quentes e os invernos mais rigorosos, o nível do mar deve subir e as calotas polares podem desaparecer. Estas são algumas conseqüências do aquecimento global citadas pelos 2,5 mil cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC – Intergovernamental Pannel on Climate Change).

“O aquecimento do sistema climático é inequívoco, como está agora evidente nas observações do aumento das temperaturas médias globais do ar e do oceano, do derretimento generalizado da neve e do gelo e da elevação do nível global médio do mar”, declararam os cientistas no quarto Relatório de Avaliação do IPCC, publicado em 2007.

E QUAL A CAUSA DESTE PROBLEMA?
são apontadas por cientistas como causa do aquecimento global Os cientistas do IPCC afirmam que “muito provavelmente” a causa do problema é o excesso de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), lançados pelas atividades humanas na atmosfera desde 1750 e que, agora, ultrapassam “em muito” os valores pré-industriais.

E a principal origem destas emissões está na queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, que são usados para produzir energia.

A energia é essencial para a humanidade, sem a qual não conseguiríamos nos locomover, nos comunicar, produzir desde alimentos e roupas até cidades inteiras e manter uma vida saudável e confortável.

Como obtê-la, contudo, é a grande questão, pois formas que a um primeiro olhar podem parecer baratas e práticas, podem revelar-se extremamente danosas do ponto de vista social e ambiental. O carvão e o petróleo são exemplos disto. Quando começaram a ser empregados na indústria e na produção de energia, apesar de já terem um grande impacto ambiental para sua extração, ninguém imaginava que a sua queima poderia liberar gases que, décadas depois, seriam capazes de alterar o clima do nosso planeta.

QUE FAZER ENTÃO?
Existem hoje diversas opções de fontes energéticas limpas, como a energia a partir do vento (eólica), do sol (solar), das ondas e da biomassa. Cientistas e especialistas ambientais não param de repetir que o uso de energias renováveis é uma das principais maneiras de minimizar as mudanças climáticas.

E, felizmente, os investimentos em energias limpas vêm crescendo constantemente nos últimos anos. Apesar da crise financeira, da queda do preço do petróleo e do pouco progresso nas políticas climáticas, 2009 foi um ano sem precedentes para a história das energias renováveis.

De acordo com o relatório Renewable 2010 – Global Status Report

Status de relatório de crescimento

Energia Fotovoltaica

53% 53% Complete

Energia Eólica

32% 32% Complete

O aquecimento solar de água e ambientes.

21% 21% Complete

A energia geotérmica.

4% 4% Complete

A hidroeletricidade.

3% 3% Complete

Energias Renováveis

Nossos Clientes e Parceiros